Conta de energia em Pernambuco mais barata com recicláveis

0
36

310086,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

O período do verão pode representar um gasto maior para os consumidores com a energia elétrica. Segundo o levantamento da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com a chegada da estação quente e a presença das crianças em casa no período das férias escolares, o consumo de energia elétrica tende a aumentar cerca de 10%. Por isso, a empresa oferece descontos na fatura de energia através do Projeto Vale Luz, com a entrega de materiais recicláveis.

Pelo programa, todos os clientes da Celpe podem participar da ação para conseguir abatimento na conta. “Os consumidores podem entregar papel, papelão, alumínio e óleo, por exemplo. De acordo com o peso dos materiais que forem entregues, ele consegue um desconto. Se por acaso esse desconto chegar a zerar a conta do cliente, ele ganha o abatimento na próxima fatura”, explicou Artur Costa, engenheiro de eficiência energética da Celpe, ao complementar a importância do Vale Luz. “Esse projeto engloba a economia de energia, a destinação correta dos resíduos, além de dar oportunidade a cooperativas que trabalham com os materiais recicláveis”, disse.

Ainda segundo Costa, só é possível zerar a conta os consumidores de baixa renda, que participam da tarifa social. “Para esses clientes, que não têm mínimo de consumo da energia, o desconto pode chegar a 100%. Os outros consumidores têm mínimo de consumo, então o desconto pode chegar ao limite desse mínimo”, complementou Costa. Por isso, o projeto é bastante atuante em 34 comunidades e em 33 condomínios da Região Metropolitana do Recife (RMR), além do município de Belo Jardim, no Agreste do Estado.

Para obter os descontos, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto. Existem postos fixos que podem ser conferidos pelo App ValeLuz Cliente ou pelo site da Celpe. Em comunidades de baixa renda, a companhia atua com tendas adaptadas e caminhões que realizam a visita quinzenal para recolher os resíduos. Além disso, os clientes ainda podem encontrar containers do projeto instalados no estacionamento do Shopping Rio Mar, na Zona Sul do Recife, e também na região central de Belo Jardim. No ano passado, o Vale Luz concedeu mais de R$ 55,8 mil em descontos na conta de energia de aproximadamente 1,2 mil famílias em Pernambuco. Mais de 235 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidas no período.

Fonte: Folha PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Digite seu nome aqui